AGU vai criar grupo para apurar desvios e condutas na ‘lava jato’

A Advocacia-Geral da União vai criar uma força-tarefa para apurar desvios de agentes públicos e promover reparação de danos causados por condutas de procuradores da República e membros do Judiciário na “lava jato”, como as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Medida atende a determinação de ToffoliReprodução

O grupo analisará atitudes dos agentes públicos durante a instrução e o julgamento de casos da “lava jato” e poderá eventualmente cobrar o ressarcimento à União de indenizações pagas.

A medida busca cumprir a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que invalidou provas do acordo de leniência da Odebrecht e dos seus sistemas Drousys e My Web Day B para quaisquer ações judiciais. O magistrado oficiou a AGU e outras autoridades para que identifiquem quais agentes públicos atuaram no acordo sem passar pelos trâmites formais e tomem as providências para apurar responsabilidades.

Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a decisão será cumprida e, “uma vez reconhecidos os danos causados, os desvios funcionais serão apurados”. Com informações da assessoria de imprensa da AGU.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor