A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu a visita de cortesia de uma comitiva do Vietnã, nesta segunda-feira, 26, liderada por Nguyen Trong Nghia, membro do Politburo e presidente da Comissão de Educação e Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV). Na audiência, eles discutiram o fortalecimento da cooperação científica entre Brasil e Vietnã em setores estratégicos, como semicondutores.
No encontro, a ministra Luciana Santos propôs a criação de um Centro Brasil-Vietnã em Semicondutores. O centro virtual funcionaria a partir da capacidade já instalada nos dois países, que se apoiariam em atividades conjuntas de capacitação de recursos humanos e de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A estrutura no Vietnã é uma importante base de produção para montagem e teste de semicondutores terceirizados globais.
A ministra lembrou a visita que fez ao Vietnã em novembro de 2023, quando discutiu parcerias em tecnologias emergentes e inovação. Luciana Santos sugeriu que, para estreitar ainda mais a relação entre os dois países, é importante uma visita ao Brasil das equipes do Ministério da Ciência e Tecnologia do Vietnã (MOST) e da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã (VAST).
“Quero reiterar a nossa disposição de cooperar com o Vietnã, inclusive na transferência de tecnologia, de conhecimento e no intercâmbio de políticas públicas em áreas como biodiversidade, meio ambiente e biotecnologia”, afirmou a ministra. Ela demonstrou o interesse do Brasil em desenvolver com outros países que possuem florestas tropicais, como o Vietnã um satélite de monitoramento ambiental, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Relações diplomáticas
O chefe da delegação vietnamita reforçou o interesse em consolidar as cooperações bilaterais entre os países em diferentes setores como agricultura, comércio defesa e ciência e tecnologia. Nguyen Trong Nghia ressaltou o papel de protagonismo do Brasil na América Latina e as possibilidades de ampliar a parceria com o país em outras áreas.
No encontro, o membro do Politburo do Partido Comunista do Vietnã lembrou que os dois países vão celebrar 35 anos de relações diplomáticas em setembro. “Vamos seguir trabalhando para elevar o nível da relação estratégica entre Brasil e Vietnã”, disse Nguyen Trong Nghia.
O Politburo, ou bureau político, do PCV conta com 16 membros e é responsável pela indicação do primeiro-ministro, do presidente da República, do presidente da Assembleia Nacional e do secretário-geral do Partido Comunista, os quatro pilares mais importantes na estrutura do partido e na hierarquia de poder do Vietnã. O Politburo também é responsável pela política externa. No plano econômico, avalia e desempenha papel decisivo na designação de áreas importantes de cooperação com terceiros países.