O Conselho de Competição do Canadá está processando o Google por supostas condutas contrárias à concorrência na publicidade online, afirmou o órgão nesta quinta-feira (28).
Em comunicado, a entidade afirmou que entrou com um processo pedindo, entre outras coisas, que a companhia venda duas de suas ferramentas de publicidade online. Também pede uma multa ao Google para que a empresa fique conforme as leis de competição do Canadá, informou o texto.
Um porta-voz do Google afirmou que a queixa “ignora a intensa competição através da qual compradores e vendedores de anúncios possuem total escolha, e estamos preparando nossa defesa no tribunal”.
O Conselho de Competição abriu uma investigação em 2020 para verificar se a gigante das buscas praticou concorrência desleal na indústria de publicidade online, expandindo as investigações para os serviços de tecnologia de publicidade do Google neste ano.
O anúncio ocorre na mesma semana em que o Google teve de entregar a sua argumentação em um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que afirma que a big tech monopolizou os mercados para servidores e redes de anúncios.
No Reino Unido, a CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados, na sigla em inglês), que regula a concorrência no território, deve abrir uma nova investigação sobre o Google e a Apple após um relatório concluir que as empresas estavam “retardando a inovação” em navegadores de telefones móveis.
Já a União Europeia, a GDPR (Comissão de Proteção de Dados da Irlanda), responsável por aplicar o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE, investiga o Google por usar dados pessoais no desenvolvimento de um de seus modelos de inteligência artificial.