TJ-RJ simplifica linguagem em documentos administrativos de rotina

A Secretaria-Geral de Governança, Inovação e Compliance do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desenvolveu um projeto de aperfeiçoamento das rotinas administrativas (RADs), por meio da simplificação da linguagem jurídico-administrativa.

Sede do TJ-RJ na capital fluminenseDivulgação

O documento das RADs agora segue o modelo de visual law, com uso predominante de linguagem gráfica e imagens, além da redução da carga textual e do número de páginas, para uma melhor compreensão.

A ideia é aumentar a transparência no mapeamento dos processos de trabalho, maximizar o uso institucional dos documentos e torná-los plenamente funcionais.

Com isso, também há melhora na visualização das responsabilidades e interações entre as unidades da corte, aceleração do mapeamento dos processos de trabalho, redução de redundâncias de tarefas e facilitação da revisão e atualização dos processos já mapeados.

“Antes as RADs se pautavam em textos, era preciso descrever o processo de trabalho em palavras, em capítulos. Agora temos o elemento gráfico, a modelagem de processo de trabalho, que transforma o texto em um fluxograma, em um desenho, o que facilita a visualização do usuário”, explica a diretora do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico, Michele Vieira de Oliveira.

De acordo com ela, a corte vem “retirando coisas que não são objetivas e focando direto no processo de trabalho”, para garantir mais flexibilidade. Por exemplo, um processo de trabalho anteriormente documentado em 17 páginas de texto corrido foi reduzido para três páginas. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-RJ.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor