Evento na Faculdade de Direito USP faz balanço da ‘lava jato’

instituições descredibilizadas

Evento na Faculdade de Direito USP faz balanço crítico da ‘lava jato’

Nestas quinta e sexta-feira (26 e 27/10), a partir das 8h30, especialistas se reúnem na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) para fazer um balanço crítico da “lava jato”.

Fachada da Faculdade de Direito da USPReprodução/Instagram

A ideia é discutir as principais questões sobre os últimos acontecimentos e abordar perspectivas sobre o impacto da força-tarefa de Curitiba na história recente do país, dos pontos de vista jurídico, geopolítico e midiático.

O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da FDUSP em parceria com o Museu da “Lava Jato” e o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora. A transmissão acontece pelo YouTube.

De acordo com Maurício Dieter, professor de Direito Penal da faculdade e coordenador do centro de pesquisa, o congresso vai analisar profundamente a operação que “debilitou a credibilidade da Justiça Federal, destruiu a legitimidade do Ministério Público Federal e esgarçou a institucionalidade do Estado de Direito, com consequências terríveis para o país, para as empresas, para os empregos e para o regime democrático”.

Dentre os participantes estarão o jurista Lenio Streck; a desembargadora Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; o desembargador Marcelo Semer, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho; os professores da FDUSP Pierpaolo Bottini, Alysson Mascaro, Helena Lobo da Costa; os advogados Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakai), Pedro Serrano, Dora Cavalcanti e Wilson Ramos Filho; e os jornalistas Luís Nassif, Mônica Bergamo e Reinaldo Azevedo.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 26 de outubro de 2023, 10h48

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor