A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta quarta-feira (28), do 7º ciclo de debates do Conselho de Mídia e Democracia. O encontro ocorreu de maneira virtual.
Durante a reunião, a ministra apresentou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e respondeu perguntas do grupo. “Nós nomeamos o plano de ‘IA para o Bem de Todos’ exatamente porque precisamos de um plano para garantir que a Inteligência Artificial seja usada em uma perspectiva de inclusão no Brasil”, disse a chefe da pasta.
Segundo o próprio documento, o PBIA tem o objetivo de criar capacidades e capacitações nacionais com o objetivo de transformar a vida dos brasileiros por meio de inovações em IA sustentáveis e inclusivas, com base nos desafios nacionais. O projeto foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de julho, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI)
O conselho integra o projeto Mídia e Democracia e é uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a plataforma de fact-checking Agência Lupa, a Delegação da União Europeia no Brasil e o centro alemão Democracy Reporting International (DRI).
O conselho é composto por 25 organizações e entidades que atuam na defesa de direitos em diversos segmentos e agendas, além de monitorar, propor, contribuir com o ambiente digital, contra a desinformação e a integridade democrática.
Acesse o PBIA no link