A Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou na segunda-feira (26), uma nova reunião para discutir o Projeto CCT – 50 anos, que será comemorado em 2025.
Lançado durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5CNCT), o Projeto CCT 50 anos é uma importante iniciativa para o fortalecimento da política nacional de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Durante a reunião, a secretária-executiva e chefe da Assessoria do CCT, Denise Carvalho, ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse projeto reconhece o papel significativo já desempenhado pelo CCT nas últimas cinco décadas e também fortalece o conselho para o debate de temas cada vez mais relevantes para o desenvolvimento soberano do Brasil”, afirmou.
Em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do MCTI, o projeto CCT 50 anos tem como objetivos resgatar a memória e criar sistemas e plataformas digitais que registrem o papel atual e divulguem as ações do conselho.
A reunião contou com a presença de diversos pesquisadores e cientistas envolvidos no projeto, que estão se dedicando à reconstituição histórica dos 50 anos de atuação e ao desenvolvimento de produtos que consigam ampliar a visão estratégica do CCT.
O projeto comemorativo pelo cinquentenário do conselho será realizado no decorrer de 2025. Entre as atividades previstas estão o lançamento de uma plataforma e a publicação de um livro de memória sobre o CCT.
Assessoramento
O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) é órgão consultivo de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e a implementação da política nacional de ciência, tecnologia e inovação.
A presidência do CCT é exercida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a vice-Presidência pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O CCT é responsável por tornar a ciência, tecnologia e inovação um dos eixos estruturantes do desenvolvimento econômico e social do país, em que permite articular e planejar a política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico.