[O governo do Canadá anunciou nesta quarta-feira (6) o encerramento das operações da filial canadense do TikTok após uma revisão de procedimentos de segurança. Porém, o aplicativo continua no ar e pode ser acessado no país.
“O governo está tomando medidas para enfrentar os riscos específicos de segurança nacional relacionados às operações da ByteDance no Canadá”, declarou o ministro da Inovação, Ciência e Indústria, Francois-Philippe Champagne.
A medida não impõe restrições aos usuários canadenses do TikTok, que tem sido alvo de questionamento devido ao fato de ser propriedade do gigante tecnológico ByteDance, com sede na China.
“A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de redes sociais é uma escolha pessoal”, destacou Champagne.
O Canadá havia proibido o TikTok em todos os dispositivos governamentais no ano passado e iniciou uma revisão de segurança do aplicativo.
Champagne disse que a decisão desta quarta-feira foi tomada de acordo com uma lei que “permite a revisão de investimentos estrangeiros que podem ser prejudiciais à segurança nacional do Canadá“.
Michael Geist, especialista em cibernética da Universidade de Ottawa, advertiu que, embora “possam haver boas razões” para vetar a empresa, a medida poderia ser contraproducente.
“Proibir a empresa em vez do aplicativo pode piorar as coisas, já que os riscos associados ao aplicativo permanecerão, mas a capacidade de responsabilizar a empresa será enfraquecida”, afirmou Geist .
O TikTok também enfrenta uma proibição nos Estados Unidos caso continue sendo propriedade da ByteDance, uma ameaça contra a qual a empresa está lutando em um tribunal federal de apelações, alegando que viola o direito à liberdade de expressão.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.