Fadiga da vida online afeta até sites de relacionamento – 17/12/2024 – Tec

Cada vez mais utilizados pelos brasileiros, os sites e aplicativos de prestação de serviços pela internet precisam ser intuitivos para conquistar uma avaliação positiva do usuário, dizem especialistas ouvidos pela Folha. Têm que ser fáceis de usar e rápidos nas respostas.

Representantes das empresas preferidas do público destacam a importância de manter a segurança dos dados fornecidos pelos usuários e o desafio de manter a conexão com eles. E não basta ser passivo —é preciso se adiantar e oferecer produtos e informações que as pessoas talvez nem saibam que estão disponíveis.

A edição de 2024 da pesquisa O Melhor da Internet, do Datafolha, traz seis categorias no bloco de serviços digitais. Duas delas são novas: aplicativo de serviços públicos e aplicativo de vídeos curtos. As outras são aplicativo de relacionamento, site de aluguel e venda de imóveis, site de apostas e site de venda de ingressos.

Aplicativo de relacionamento – Tinder

Indicado como melhor aplicativo de relacionamento pela segunda vez consecutiva na pesquisa O Melhor da Internet, do Datafolha, com 45% das menções, o Tinder diz que tem o objetivo de melhorar cada vez mais a experiência do usuário. Isso, segundo a empresa, ajuda a atrair e reter as pessoas e contribui para sua popularidade no mundo.

Na avaliação da terapeuta e sexóloga Claudia Petry, sites e aplicativos de relacionamentos seriam mais acessados se fossem mais intuitivos. Deveriam também facilitar o uso para pessoas com mais de 50 anos e dar suporte para resolver dúvidas.

José Diogo Custódio Rodrigues, diretor de marketing para a América Latina do Tinder, afirma que a empresa dá importância à inclusão e à segurança dos usuários. O executivo aponta como diferenciais a central de segurança e a verificação de identidade e fotos.

As iniciativas locais da empresa, diz, ajudam o aplicativo a se manter conectado com os usuários do mundo todo. “Um dos principais desafios que enfrentamos nesse pós-pandemia é a fadiga da presença online, um fenômeno que tem afetado usuários de todos os setores, incluindo o de relacionamento”, diz.

Petry destaca que informações financeiras e pessoais não devem ser fornecidas por meio do aplicativo, e que o primeiro encontro sempre deve ser marcado em local público e seguro. Por outro lado, diz a terapeuta, também é preciso ter sensibilidade e não desconfiar de todo mundo. Para ela, o usuário precisa saber o que está procurando nesses canais e ser claro ao se colocar e informar isso para o outro.

Tinder

45% das menções

Fundação

2012

Sede

Los Angeles, Califórnia (EUA)

Usuários

630 milhões de downloads

Canais digitais

Site, aplicativo e redes sociais


Aplicativo de serviços públicos – gov.br

Estreante na pesquisa O Melhor da Internet, a categoria de aplicativo de serviços públicos é a que mais exige intuitividade como característica. O gov.br foi eleito com 35% das menções.

De acordo com Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o aplicativo é um desmembramento do site, que reúne mais de 4.300 serviços públicos digitais e gratuitos. Por meio do gov.br é possível, por exemplo, assinar um documento digitalmente ou fazer a prova de vida, obrigatória para aposentados e pensionistas e pessoas que recebem benefícios do governo.

Para André Marques, economista especialista em gestão pública do Insper, a pandemia mudou o comportamento das pessoas, e vários serviços antes feitos presencialmente passaram a ser possíveis remotamente. Marques explica que o gov.br reúne diversos serviços públicos, como os da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, e por isso é o mais lembrado pela população. Ele cobra dos canais do governo mais eficiência em aspectos ligados à transparência da gestão pública.

Em nota, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que é muito importante que as pessoas tomem cuidado com a sua conta gov.br e que utilizem os canais oficiais do governo para se informar sobre os serviços públicos digitais. O ministério também está trabalhando na inclusão de pessoas com deficiência no acesso à plataforma, com serviços em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Gov.br

35% das menções

Lançamento

2019

Sede

Brasília (plataforma digital)

Usuários

162 milhões

Canais digitais

Site, aplicativo e redes sociais


Aplicativo de vídeos curtos – TikTok

Pela primeira vez, o Datafolha incluiu a categoria aplicativo de vídeos curtos na pesquisa O Melhor da Internet. A diversidade nos temas, o conteúdo dos vídeos e a necessidade de um investimento menor na produção fazem com que essas plataformas ganhem cada vez mais espaço, especialmente entre os mais jovens.

O TikTok foi eleito com 49% das menções, 31 pontos percentuais à frente do segundo. Na faixa de 18 a 24 anos, foi escolhido por 67%.

Para o professor do Centro Universitário Fiap Carlos Carvajal, especialista em mídias digitais, a regulamentação está sempre um passo atrás da tecnologia, de modo que as regras normalmente surgem depois que os dilemas estão estabelecidos.

Segundo o professor, deveria haver uma transparência maior em relação ao uso de inteligência artificial. “As plataformas vão se reinventando, e há uma corrida para entender o que muda e o que as pessoas entendem como valores”, diz Carvajal.

TikTok

49% das menções

Fundação

2017

Sede no Brasil

Não tem

Usuários

Não declarado

Canais digitais

Aplicativo para iOS e Android


Site de venda e aluguel de imóveis – OLX

O setor imobiliário registrou resultados positivos em 2024. A redução nas taxas de juros nos primeiros meses do ano e o mercado de trabalho em alta melhoraram o ambiente para quem quer comprar ou alugar um imóvel.

Um dos indicadores que demonstram esse crescimento é o programa de financiamento imobiliário Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que durante outubro registrou saldo de R$ 18,04 bilhões, alta de 62,7% em relação ao mesmo mês de 2023. Em cenário de negócios aquecidos, a OLX foi o site preferido de venda e aluguel de imóveis, com 18% das menções.

A empresa também ficou em primeiro lugar no ano passado, mas empatada com o QuintoAndar, que é o segundo colocado nesta edição do levantamento. A OLX aponta a variedade de anúncios disponibilizados como principal característica do site. Seus 80 filtros e a possibilidade de busca clicando num mapa são recursos que contribuem muito para essa experiência, segundo a empresa.

Para Marcelo Dadian, vice-presidente de relações institucionais do grupo OLX, quem procura um imóvel nem sempre tem clareza do que deseja. Por isso, afirma, um bom portfólio de produtos em oferta é fundamental. A OLX oferece em média 7 milhões de anúncios de aluguel e venda de imóveis em todo o país.

De acordo com Ana Maria Castelo, especialista em mercado de imóveis e construção do FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), os sites de vendas estão mais ligados à procura de imóveis de médio e alto padrão do que aos lançamentos ou vendas do Minha Casa Minha Vida, programa voltado a famílias com renda mensal bruta de no máximo R$ 8.000.

Segundo Ana Maria, quanto mais ajuda um site oferecer para o comprador, maior será a procura pelos anúncios. As simulações de financiamentos, afirma, também são muito importantes para quem pretende fechar negócio.

OLX

18%
das menções

Fundação

2006 (desde 2010 no Brasil)

Sede no Brasil

Rio de Janeiro (RJ)

Usuários

48 milhões por mês

Canais digitais

Site, app e redes sociais


Site de venda de ingressos – Ingresso.com

Ferramentas tecnológicas, trabalho intenso nas redes sociais e facilidade de pagamento ajudaram as empresas de venda de ingressos em 2024. O ano começou desafiador para a Ingresso.com, a melhor na categoria, com 12% das menções, mas grandes estreias de blockbusters e de filmes brasileiros, como “Ainda Estou Aqui”, levaram a vendas recordes em volume de ingressos.

Mauro Gonzalez, diretor de negócios da Ingresso.com, diz que um site de venda de ingressos precisa oferecer conteúdo relevante, que auxilie o consumidor a tomar decisões e também o mantenha sempre bem informado.

Segundo Gonzalez, quando um cliente entra na Ingresso.com, ele pode navegar entre as indicações de programação em alta, notícias sobre os filmes, promoções e eventos que estão acontecendo em sua cidade.

O importante, afirma, é estar sempre à frente das vontades do consumidor, sem que ele precise dizer o que está buscando.

O professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Marcelo Flores, especialista no mercado de eventos, diz que as empresas brasileiras têm acesso hoje a quase toda tecnologia de ponta disponível no mundo em venda de ingressos.

Uma tendência nesse mercado é o trabalho intenso de marketing digital a partir do perfil do público, identificado com o uso de diversas ferramentas.

Graças a dados fornecidos pelas redes sociais e pelo próprio cadastro no serviço, conhecem as preferências das pessoas e vendem mais ingressos. Quem compra entrada para um show de determinado gênero, por exemplo, é informado quando houver outro espetáculo semelhante.

Para Flores, ser intuitivo é uma das características mais importantes para o usuário. O site precisa ser de muito fácil acesso, sem obstáculos na navegação para quem vai comprar um tíquete. Outro ponto que ele destaca é a necessidade de oferecer segurança em relação aos dados dos clientes. O brasileiro também valoriza a compra pelo cartão de crédito e a possibilidade de parcelamento.

Ingresso.com

12% das menções

Fundação

1995

Sede no Brasil

Rio de Janeiro

Usuários

69 milhões

Canais digitais

Site e app para iOS e Android


Site de apostas – Betano

O mercado de apostas online no Brasil passa por uma grande transição com a nova regulamentação, que promete avanços significativos para as empresas e também para os apostadores. As maiores empresas têm como meta se adaptar a um cenário jurídico mais complexo e ao mesmo tempo conquistar a confiança do público.

Em meio a isso, a Betano, com 16% das menções, dez pontos percentuais à frente do segundo colocado, foi escolhida como melhor site de apostas do país. Em 2023, a empresa ocupava a segunda colocação.

Guilherme Figueiredo, country manager da Betano, afirma que uma plataforma de apostas deve interagir com os usuários e proteger os dados dos seus clientes. A empresa, diz, usa ferramentas de última geração para detectar transações suspeitas associadas à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e fraude.

A advogada Florence Terada, especialista em direito digital e bets, afirma que o grande desafio para os sites a partir da regulamentação é oferecer um serviço seguro e informações sobre os direitos do usuário. Também são necessários mecanismos para fazer reclamações e alertar sobre o risco do vício em apostas.

O tema está em pauta no mundo todo, e diversos outros países já tem regulamentação específica. Para Terada, o Ministério da Fazenda teve atuação bastante técnica e criou regras claras para as empresas de apostas online. A partir de 1º de janeiro de 2025, só agentes operadores autorizados poderão atuar no ramo no país.

Betano

16% das menções

Fundação

2012 (chegou ao Brasil em 2019)

Sede

São Paulo

Usuários

13 milhões

Canais digitais

Site, Instagram e app

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