Instagram adota novas regras de conteúdo para jovens – 14/10/2025 – Tec

Há um ano, o Instagram fez mudanças amplas nas configurações de conta de seus usuários adolescentes, em meio à crescente pressão de pais e parlamentares preocupados com a segurança infantil.

Nesta terça-feira (14), a plataforma deu um passo além. O Instagram, que pertence à Meta, anunciou que passará a limitar o conteúdo que adolescentes podem ver, com base no sistema de classificação indicativa PG-13 (que determina os conteúdos não recomendado para menores de 13 anos), usado pela indústria cinematográfica.

A nova política, que será implementada até o fim do ano, também se aplicará às conversas com os chatbots de IA (inteligência artificial) da empresa, atualmente sob investigação de legisladores por supostamente manter diálogos de teor sexual inapropriado com menores.

Ao adotar o padrão PG-13, o Instagram quer tornar sua nova política mais compreensível e familiar para os pais, explicou Max Eulenstein, chefe de gerenciamento de produto do aplicativo. Filmes com essa classificação podem conter alguns palavrões, leve violência e nudez parcial, embora a Meta tenha afirmado que não recomendará conteúdo com nudez a adolescentes.

“Nosso ponto de referência na experiência dos adolescentes são os pais e o que eles nos dizem que desejam para seus filhos. Foi isso que guiou esse desenvolvimento e por que nos concentramos no padrão PG-13”, disse Eulenstein em entrevista.

A Meta, que também é dona do Facebook, WhatsApp e Messenger, enfrenta há anos preocupações sobre o impacto de seus aplicativos nas crianças e promete proteger menores de conteúdos impróprios desde 2008. O CEO Mark Zuckerberg já foi pressionado por parlamentares a respeito da segurança infantil, e a empresa responde a ações judiciais em tribunais estaduais e federais que a acusam de prejudicar usuários ao oferecer um produto viciante para jovens.

Com centenas de milhões de usuários adolescentes, o Instagram considera que essas são as mudanças mais significativas em sua política de moderação de conteúdo para esse público desde a revisão do ano passado, segundo Eulenstein.

Como parte das alterações anteriores, contas de menores de 18 anos passaram a ser privadas por padrão, o que significa que apenas seguidores aprovados podiam ver suas publicações.

As mudanças de segurança de 2024 limitaram o tipo de material mostrado nos feeds dos adolescentes. Agora, as medidas anunciadas nesta terça dificultarão o acesso ativo a conteúdo adulto e restringirão a interação com determinadas contas. O aplicativo também lançará uma configuração chamada “Conteúdo Limitado”, que os pais poderão ativar —e que será ainda mais restritiva que o padrão PG-13.

Essas medidas também representam uma das primeiras grandes atualizações de segurança da Meta voltadas a chatbots de IA, que vêm sendo criticados por interações prejudiciais com usuários. No Instagram, a empresa mantém “personagens de IA” —chatbots com personalidades fictícias com os quais usuários podem conversar como fariam com outras contas humanas. A Meta afirmou que esses bots “não darão respostas inadequadas para a idade”, nem fariam comentários que não caberiam em um filme PG-13.

A classificação PG-13 é atribuída a um filme depois que um painel de pais vota sobre sua adequação para crianças, com base nas diretrizes da Motion Picture Association (MPA). Para criar sua nova política, o Instagram seguiu um processo semelhante, reunindo painéis com milhares de pais para avaliar conteúdos da plataforma considerados apropriados segundo o padrão PG-13.

Além disso, a empresa afirmou que usará ferramentas de IA de última geração para avaliar e moderar o conteúdo disponível para adolescentes.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor