A unidade de serviços em nuvem da Amazon, AWS, foi atingida por uma interrupção nesta segunda-feira (20) que afetou importantes sites e aplicativos globalmente, a primeira grande interrupção da internet desde o mau funcionamento do CrowdStrike no ano passado.
Relembre algumas das maiores interrupções tecnológicas nos últimos anos, em ordem cronológica:
2017 – British Airways
A British Airways foi atingida por uma grande falha no sistema de computadores em maio de 2017 que deixou 75 mil passageiros retidos durante um fim de semana de feriado, provocando um desastre de relações públicas e promessas da companhia aérea de que faria melhor no futuro. De acordo com relatos da mídia, o apagão foi causado por um empreiteiro de manutenção que desligou acidentalmente a energia.
2020 – Alphabet
Alguns dos serviços mais populares do Google, incluindo YouTube, Gmail e Google Drive, ficaram fora do ar por uma hora durante uma interrupção em 14 de dezembro de 2020. De acordo com o site de monitoramento de interrupções DownDetector, mais de 12 mil usuários do YouTube foram afetados em várias partes do mundo, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e Índia.
2021- Fastly
Em junho de 2021, milhares de sites governamentais, de notícias e de mídia social em todo o mundo foram atingidos por uma ampla interrupção de uma hora ligada à empresa de nuvem americana Fastly. O problema afetou vários sites de alto tráfego, incluindo Reddit, Amazon, CNN, PayPal, Spotify, Al Jazeera Media Network e The New York Times, com interrupções variando de alguns minutos a cerca de uma hora.
2021 – Akamai
Sites de dezenas de instituições financeiras e companhias aéreas na Austrália e nos Estados Unidos ficaram brevemente fora do ar em 17 de junho de 2021, devido a falhas relacionadas ao servidor no provedor de rede de entrega de conteúdo Akamai. De acordo com a empresa, o problema foi causado por um bug em seu software.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
As plataformas de mídia social da Meta —Facebook, WhatsApp e Instagram— ficaram fora do ar por seis horas em 4 de outubro de 2021, com 10,6 milhões de usuários relatando problemas em todo o mundo. A empresa disse que a interrupção foi causada por uma alteração de configuração defeituosa.
2022 – Twitter (atual X)
A plataforma de mídia social Twitter (hoje chamada de X) sofreu uma grande interrupção em 28 de dezembro de 2022, deixando dezenas de milhares de usuários globalmente incapazes de acessar a popular plataforma de mídia social ou usar seus principais recursos por várias horas antes que os serviços parecessem voltar a funcionar. O Downdetector rastreou mais de 10 mil usuários afetados dos Estados Unidos, cerca de 2.500 do Japão e cerca de 2.500 do Reino Unido no pico da interrupção.
2024 – CrowdStrike
Uma atualização de software da empresa global de cibersegurança CrowdStrike desencadeou problemas de sistemas para clientes da Microsoft que resultaram em interrupções globais de sistemas de computadores por horas em 19 de julho de 2024.
Serviços de companhias aéreas a saúde, transporte marítimo e finanças foram impactados globalmente. Depois que a interrupção foi resolvida, as empresas ficaram lidando com acúmulos de voos e consultas médicas atrasados e cancelados, pedidos perdidos e outros problemas que levaram dias para resolver.
2025 – AWS
A unidade de serviços em nuvem da Amazon, AWS, foi atingida por uma interrupção em 20 de outubro de 2025, perturbando operações em várias indústrias ao redor do mundo e derrubando vários aplicativos populares, incluindo Fortnite e Snapchat.
Às 4h11 (horário de Brasília), a AWS informou em seu site que estava vendo um aumento de “taxas de erro e latências” para vários serviços. Às 7h35, a companhia disse que o problema foi totalmente corrigido e a maioria de suas operações voltou a funcionar normalmente.