É cada vez mais raro que alguém possa se deslocar para o trabalho, fazer um passeio com a família ou viajar sem usar um computador ou celular, seja antes, seja durante o percurso. Além da comodidade, as plataformas e serviços da internet trazem outros benefícios: economia de dinheiro, otimização do tempo, segurança, menos estresse e até mesmo o fim das brigas de casal sobre o caminho ideal e a necessidade de pedir orientação.
No segmento de transporte, a edição deste ano da pesquisa O Melhor da Internet, realizada pelo Datafolha, traz cinco categorias já presentes nos anos anteriores e com algumas marcas que se consolidam na liderança após vitórias consecutivas. Há também uma novidade: a categoria de site de montadora de veículo.
Para ocupar um espaço crescente na vida e no dia a dia dos internautas, as marcas vêm investindo em novas tecnologias e ferramentas, inclusive com o uso mais intenso de inteligência artificial. É assim, por exemplo, que os usuários têm acesso a rotas de navegação mais imersivas, detalhadas e personalizadas, incluindo a preocupação com redução das emissões de CO2. A atenção com o meio ambiente também é uma característica presente nas novidades trazidas pelos aplicativos de transporte, com o uso mais frequente de carros elétricos.
As empresas também divulgam iniciativas de olho no desejo crescente dos consumidores de encontrar em uma mesma plataforma solução mais completas e integradas, percorrendo um caminho que vai da pesquisa até a efetivação de uma compra. Para isso, vale lançar mão da possibilidade de negociar por canais digitais, como o WhatsApp, e adquirir outras companhias que ajudem a ampliar a gama de serviços oferecidos.
Melhor aplicativo de rota ou localização – Google/ Google Maps/ Maps/ Google GPS
O uso crescente de inteligência artificial, aliada a outras tecnologias de ponta, está criando mapas mais imersivos e facilitando a interação das pessoas com ferramentas de localização e criação de rotas. Para o Google Maps essa é principal tendência deste tipo de serviço.
Entre as novidades que vêm surgindo nesse cenário está o lançamento, em novembro deste ano, das “rotas ecológicas“, recurso que prioriza caminhos com menos emissões de carbono, em vez de sugerir automaticamente aqueles mais rápidos. Com a ajuda da inteligência artificial, o aplicativo considera dados como inclinações de vias, condições de tráfego e o tipo de motor do veículo para obter economizar combustível e, consequentemente, gerar menos poluição.
Segundo a empresa, a navegação também tem sido aprimorada para exibir claramente faixas de trânsito, faixas de pedestres e sinais de trânsito, incluindo eventos climáticos, como estradas alagadas e áreas com neblina.
A preferência dos internautas pelo Google Maps na hora de se localizar ou de escolher o melhor caminho, com mais da metade das menções captadas pelo Datafolha pelo segundo ano consecutivo, é comemorada pelo gerente de produto para a América Latina, André Kowaltowski como reflexo do compromisso em oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas.
“Há quase 20 anos, o Google Maps ajuda as pessoas a entenderem e viajarem pelo mundo. Mais de 2 bilhões de usuários recorrem ao Maps todo mês por conta do nosso mapa atualizado e abrangente”, afirma. Ele destaca ainda o foco da empresa no transporte público, com soluções que entregam informações em tempo real aos usuários de ônibus, metrô e trem, com base na parceria com fontes oficiais. O serviço foi expandido para mais capitais brasileiras, incluindo agora também Belo Horizonte, Brasília, Belém, Manaus e São Luís.
GOOGLE MAPS
51% das menções
Fundação 2005
Sede Mountain View (EUA)
Usuários Mais de 2 bilhões por mês
Canais digitais Site (google.com/maps) e app
Melhor aplicativo de transporte – Uber
A Uber comemorou, em 2024 , dez anos de operação no Brasil e, mais uma vez, lidera, com folga, a pesquisa O Melhor da Internet na categoria aplicativo de transporte, com 66% das menções. “Tivemos a oportunidade de recontar a nossa história ao longo desta década em que a marca se consolidou como sinônimo de mobilidade urbana”, diz Pedro Thompson, head de marketing da companhia no país. Segundo ele, mais de 125 milhões de pessoas já fizeram pelo menos uma viagem desde 2014 e cerca de cinco milhões de motoristas geraram ao menos R$ 1 de renda com o aplicativo.
Para se manter em alta, a empresa investe em novidades tanto para os usuários como para os motoristas e entregadores parceiros. Uma iniciativa recente é o Uber Green, a nova categoria do aplicativo, oferecida apenas na cidade de São Paulo, com veículos 100% elétricos e, segundo a empresa, valores acessíveis para os usuários e ganhos mais altos para os prestadores dos serviços.
A função “Adolescentes”, por sua vez, se tornou disponível em todo o país, possibilitando que jovens entre 12 e 17 utilizem o transporte da Uber por meio de uma conta familiar. Também há benefícios de segurança, como atualizações em tempo real sempre que alguém dessa faixa solicita uma viagem, incluindo o nome do motorista e informações do veículo.
De acordo com o executivo da companhia, o relacionamento com os motoristas e entregadores parceiros vem sendo reforçado com base em ações que melhoram a experiência no uso do aplicativo e proporcionam mais poder de escolha e flexibilidade.
Um exemplo é o recurso U-Código: o usuário precisa fornecer ao motorista uma senha, que é enviada a ele pelo celular, para que a viagem possa ser iniciada. “É o tipo de ferramentas de segurança que nossos parceiros têm solicitado”, destaca Thompson.
Atualmente, a Uber não se limita a veículos de quatro rodas. Os números da empresa indicam que mais de 20 milhões de pessoas no país já utilizaram, ao menos uma vez, o Uber Moto, lançado em 2020 no Brasil.
UBER
66% das menções
Fundação 2010, no Brasil desde 2014
Sede São Francisco (EUA)
Usuários 161 milhões de usuários e 7,8 milhões de motoristas parceiros globalmente
Canais digitais App e site (uber.com)
Melhor site de compra e venda de carros seminovos – OLX
Em 2023, mais de 1,3 milhão de veículos foram vendidos por meio da OLX, o que equivale a cinco carros a cada dois minutos. Para alcançar números expressivos de negócios fechados, a empresa busca manter um volume elevado de anúncios (média mensal de 832 mil automóveis no portfólio) e de clientes potenciais (mais de 22 milhões de usuários por mês circulando apenas na categoria de autos).
A plataforma foi considerada a melhor para compra e venda de carros seminovos pelo segundo ano consecutivo, com 19% das citações espontâneas na pesquisa Datafolha.
“Essa preferência se dá tanto pela credibilidade no nosso serviço quanto pela praticidade e agilidade nas transações, o que é um grande diferencial principalmente para os usuários que vendem profissionalmente”, afirma Flávio Passos, vice-presidente de autos do grupo OLX. Segundo ele, a empresa tem investido em tecnologias para auxiliar na precificação e na melhor exposição dos anúncios.
Além de ser um ambiente de comercialização, a plataforma quer se consolidar como referência para quem busca informações e dados antes de fechar um negócio de compra e venda. Assim, a OLX lançou, em parceria com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o Índice de Veículos Usados (IVU). O indicador é divulgado mensalmente, com o cenário nacional e de cada uma das cinco regiões do país, e serve como termômetro do mercado, mostrando quais os seminovos mais procurados e vendidos. Para auxiliar na decisão de quem quer comprar ou vender, o IVU é categorizado por tipo de carroceria e idade do veículo.
O vice-presidente da OLX destaca ainda que a companhia firmou parceria com outros sites de seminovos para fortalecer a segurança do setor, incluindo campanhas que levam informações aos usuários sobre prevenção de fraudes na compra e venda de automóveis.
OLX
19% das menções
Fundação 2010, no Brasil
Sede Rio de Janeiro
Usuários Mais de 22 milhões por mês
Canais digitais Site, app e mídias sociais
Melhor carro conectado – BYD, Tesla, Chevrolet e Fiat
Quatro marcas de carro foram indicadas pelos participantes da pesquisa Datafolha como as mais conectadas: BYD e Tesla, com 8% das menções cada uma, e Chevrolet e Fiat, citadas por 7% cada uma. O resultado caracteriza um empate estatístico e traduz a tendência, que vem se acelerando, de investimentos da indústria automobilística em tecnologia e conectividade.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, explica que todos os modelos da companhia oferecem conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, garantindo praticidade e integração com smartphones.
“Nosso grande diferencial, porém, é o fato de os veículos serem equipados com um chip 4G, o que, prática, os conecta diretamente com a internet”, acrescenta. O sistema permite, por exemplo, que os carros sejam atualizados remotamente: o proprietário recebe uma notificação e pode baixar diretamente as atualizações usando a internet disponível no veículo, da mesma forma que em um smartphone.
A Chevrolet contabiliza 650 mil veículos conectados no Brasil. O sistema utilizado pela montadora, chamado OnStar, conecta o carro à internet e a uma gama de serviços, como wi-fi, assistente virtual, atualizações remotas e recursos de emergência e proteção patrimonial. A atualização remota, disponível em diversos modelos, permite ao consumidor otimizar e personalizar o veículo eletronicamente, sem a necessidade de visitar uma oficina.
O sistema Fiat Connect////Me, por sua vez, inclui mais de 30 funcionalidades — entre elas, controles pelo telefone celular, como travar e destravar portas e verificar a localização do carro, e o botão “SOS” no interior que, em situações mais graves, como uma colisão, é acionado sem a necessidade de ação do motorista.
Ainda não há uma operação oficial da Tesla no Brasil. Os carros da marca que circulam nas cidades brasileiras foram adquiridos por meio de importadoras independentes. A empresa oferece aos usuários dois pacotes de conectividade: Standard e Premium, com níveis diferentes de acesso a recursos de navegação e entretenimento, que podem incluir até mesmo streaming de vídeo e karaokê.
BYD
8% das menções
Fundação 1995
Sede Shenzhen (China)
Usuários 58.690 unidades vendidas de janeiro a outubro de 2024
Canais digitais Site e redes sociais
CHEVROLET
7%
Fundação 1925 (GM do Brasil)
Sede São Caetano do Sul (SP)
Usuários 328.100 unidades vendidas em 2024
Canais digitais Site e redes sociais
FIAT
7% das menções
Fundação 1976
Sede Betim (MG)
Usuários Mais de 471.121 unidades vendidas entre janeiro e novembro de 2024
Canais digitais Site, redes sociais e YouTube
Tesla
8% das menções
Fundação 2003
Sede Austin (EUA)
Usuários 1,8 milhão de unidades vendidas em 2023
Canais digitais Site, app e redes sociais
Melhor site de venda de passagem aérea – Decolar
Em 2024, as vendas de passagens pela Decolar registraram um crescimento de mais de 20% para viagens nacionais e de cerca de 10% para destinos internacionais, na comparação com 2023. Preferida pelos entrevistados na pesquisa Datafolha na categoria site de venda de passagem aérea, a empresa vem investindo em inovação tecnológica e na ampliação dos canais de distribuição para aumentar a base de clientes e alavancar os negócios.
Segundo o diretor-geral da Decolar, Alex Todres, uma das principais iniciativas foi o lançamento da Sofia, primeira assistente de viagem com inteligência artificial generativa, que “oferece uma possibilidade de planejamento personalizada e eleva o nível de conveniência e satisfação para nossos clientes”.
No ano passado, a Decolar dividiu a liderança da categoria com a 123 Milhas. Agora, além de estar sozinha à frente, a parcela dos internautas que mencionaram a companhia passou de 17% para 21%.
“Somos uma empresa nativa digital, mas atuamos para oferecer uma experiência completa e integrada, tanto no ambiente digital quanto no físico, atendendo o cliente onde, como e quando ele preferir”, afirma Todres. “Nosso compromisso é liderar o setor de viagens com inovação, excelência no atendimento e soluções que realmente facilitam a jornada do viajante.”
Outro aspecto relevante da estratégia da Decolar, de acordo com o diretor-geral, é a proximidade com os agentes de viagens, que desempenham um papel estratégico para chegar aos potenciais clientes e alimentar o relacionamento com os viajantes. Por isso, a empresa fortaleceu o canal B2B (business to business), por meio da marca HotelDO, que oferece a negócios e profissionais diversos benefícios, como acesso a condições e preços especiais e até programas de treinamento. Junto com a HotelDO, outras companhias integram o grupo — BestDay, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net — e reforçam sua presença em 19 países da América Latina.
DECOLAR
21%
Fundação 1999
Sede Buenos Aires, na Argentina; no Brasil, em Alphaville
Usuários 30 milhões de clientes
Canais digitais Site, app e Meu Agente Decolar
Melhor site de montadora de veículo – Fiat e Chevrolet
É consenso entre as montadoras que a grande maioria das pessoas atualmente pesquisa, com a ajuda dos canais digitais, tudo o que precisa saber para comprar um carro novo. Também começa a ser frequente observar os consumidores avançarem ainda mais na negociação por meio dos sites das marcas ou mesmo pelo WhatsApp.
A pesquisa O Melhor da Internet inclui neste ano, pela primeira vez, a categoria site de montadora de veículo. O resultado aponta para um empate entre duas marcas bastante consolidadas no mercado automotivo brasileiro: Fiat e Chevrolet, cada uma com 10% das menções dos entrevistados.
No showroom digital da Fiat, segundo Raphael Koperski, gerente de Canais Digitais, em uma mesma página o usuário pode personalizar o veículo, comparar versões, simular um financiamento e conferir as principais ofertas do mês, em qualquer dispositivo e tamanho de tela. Também é possível conversar com um consultor por WhatsApp.
“O conteúdo foi organizado com base nas preferências de navegação coletadas por meio de pesquisas no site e análise de dados históricos”, conta Koperski. Atualmente, no site da montadora, destacam-se os lançamentos do Fastback e Pulse híbridos.
“A jornada de compra de um carro ocorre predominantemente no ambiente digital, o que exige que forneçamos informações relevantes em todas as etapas: descoberta, consideração e compra”, explica Guilherme Arruda, diretor de marketing da General Motors.
A plataforma digital da montadora traz informações detalhadas sobre os produtos e serviços, incluindo simulações, fotos, vídeos e fichas técnicas, além de uma vitrine com ofertas especiais e a possibilidade de iniciar uma conversa via WhatsApp com uma concessionária. A marca também tem apostado nos veículos elétricos, com informações detalhadas no site sobre aspectos como autonomia, potência e funcionamento das baterias.
FIAT
10% das menções
Fundação 1976
Sede Betim (MG)
Usuários Mais de 471.121 unidades vendidas entre janeiro e novembro de 2024
Canais digitais Site, redes sociais e YouTube
CHEVROLET
10% das menções
Fundação 1925 (GM do Brasil)
Sede São Caetano do Sul (SP)
Usuários 328.100 unidades vendidas em 2024
Canais digitais Site e redes sociais