O advogado Gustavo Binenbojm, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), lançará, neste mês de maio, seu livro “O Rabino do Mundo: A Sabedoria Judaica Compartilhada”, publicado pelo selo História Real da editora Intrínseca.
O primeiro evento de lançamento, com sessão de autógrafos, acontecerá no próximo dia 17/5, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio. Já no dia 1º/6, a obra será lançada também no Museu Judaico de São Paulo, no bairro da Bela Vista, no centro da capital paulista.
O livro trata da história do povo judeu e do legado do filósofo e teólogo Jonathan Sacks, que foi rabino-chefe do Reino Unido e, até sua morte em 2020, membro da Câmara dos Lordes.
Binenbojm entrelaça os valores humanistas da obra de Sacks com reflexões filosóficas, preceitos religiosos e experiências pessoais de autores como Friedrich Nietzsche e Primo Levi.
Dentre os assuntos abordados estão o medo da morte, a busca por um sentido na vida, a liderança dos educadores dentro da sociedade, a importância do erro, a conquista civilizatória da defesa da liberdade, os tribunais morais da internet e seus implacáveis cancelamentos.
“O cancelamento é o novo desterro, uma condenação coletiva, sem que exista processo, defesa ou juiz. Não é à toa que o rabino Jonathan Sacks chamou o nosso tempo de a ‘era do imperdoável’. A internet tem uma aversão absoluta ao erro. E, no entanto, seres humanos cometem erros. Essa é, no mundo real, a matéria-prima da qual todos somos feitos”, diz o autor.
O prefácio do livro é do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer. Já a orelha é da jornalista Renata Capucci. “Gustavo Binenbojm nos leva a um mergulho nos pilares do judaísmo sob a ótica do rabino Jonathan Sacks, um defensor dos valores judaicos, como moralidade, humanismo e democracia”, diz ela.