Está aberta até 30 de setembro, próxima segunda-feira, a chamada pública para seleção do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que atuará pelo ciclo de abril de 2025 a abril de 2029. O processo é conduzido pelo Conselho de Administração da organização social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com inscrição por meio de formulário digital.
Entre o leque de competências da posição, o diretor-geral tem como responsabilidade o alcance dos objetivos estratégicos da organização social, o desenvolvimento de alianças em diversos âmbitos, o impulsionamento da inovação, a garantia de governança e a liderança do capital humano da RNP.
Os candidatos precisam de experiência profissional, por pelo menos 10 anos, em direção de organizações públicas ou privadas, além de pós-graduação stricto sensu concluída ou titulação superior. Não podem ser sócios de empresas fornecedoras ou clientes da RNP, nem possuir qualquer outra relação que caracterize conflito de interesse. Também são requisitos obrigatórios a fluência nos idiomas inglês e espanhol e a disponibilidade para viagens e trabalho presencial em Brasília.
O processo de seleção é composto por cinco etapas, entre elas preenchimento de formulário com os requisitos constantes na chamada, envio de documentos comprobatórios, teste psicométrico e entrevistas virtuais e presenciais.
A seleção está sendo conduzida por um Comitê de Seleção, constituído com o propósito de entregar uma lista tríplice de candidatos para o Conselho de Administração, que elegerá o diretor-geral. A decisão está planejada para o final deste ano e será seguida de um período de transição, a ser concluído em março de 2025.