CJF promove seminário sobre o marco regulatório da IA no Brasil

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal promove nesta segunda-feira (17/4) o seminário “A Construção do Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil“. O evento será realizado no auditório do conselho, em Brasília, a partir das 9h.

Seminário na sede do CJF tratará do Marco Regulatório da Inteligência Artificial

Pixabay

O seminário ocorre quatro meses após a entrega do relatório final da comissão de juristas responsável por subsidiar a elaboração de substitutivo sobre inteligência artificial (IA) no Brasil. O documento é um passo importante para o debate sobre a construção do Marco Regulatório da Inteligência Artificial no país.

O relatório estabelece direitos para proteção das pessoas diretamente impactadas por sistemas de inteligência artificial, incluindo a recomendação de conteúdo e direcionamento de publicidade na internet.

O estudo também propõe uma estrutura institucional de fiscalização e supervisão, a fim de garantir segurança jurídica para inovação e o desenvolvimento econômico-tecnológico.

Diante disso, o simpósio tratará  dos principais aspectos do anteprojeto, com destaque para os direitos e deveres no ciclo de vida dos sistemas de IA; abordagem baseada em risco, discriminação algorítmica, arranjo institucional de fiscalização e enforcement e perspectivas setoriais de aplicação e uso de IA.

O seminário terá ainda um painel online, que contará com a presença de especialistas estrangeiros, além de Frank Pasquale, professor na Brooklyn Law School e Andrea Renda, professor da Escola Transnacional de Governança do European University Institute.

A coordenação-geral do seminário é do vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes.  Já a coordenação científica conta com os membros da comissão de juristas: o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, presidente do grupo; Laura Schertel Mendes, relatora da comissão, presidente da comissão de direito digital da OAB Federal e pesquisadora da Universidade Goethe de Frankfurt; e os professores Ana Frazão e Bruno Ricardo Bioni. O orador principal do evento será o professor Frank Pasquale.

O público-alvo do seminário são membros da magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, juristas, graduandos em Direito, agentes do setor de inovação e demais envolvidos nos debates sobre do marco regulatório da inteligência artificial no Brasil.

Feito em parceria com o Superior Tribunal de Justiça, o evento conta com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Mais informações podem ser acessadas na página do evento.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor