A ConJur lança neste mês de setembro a primeira edição do Anuário da Justiça Direito Empresarial: um levantamento sobre o papel da Justiça na retomada do desenvolvimento econômico. A publicação traz ainda os resultados da pesquisa inédita que submeteu a executivos jurídicos das mil maiores empresas do país, em que eles revelam o grau de satisfação com as soluções oferecidas pela Justiça e por métodos alternativos de resolução de conflitos, como a arbitragem.
Com consultoria do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e da FGV, a pesquisa mostra o que pensam os executivos sobre políticas de proteção de dados, compliance e governança; sobre o papel dos departamentos jurídicos e as relações com o público interno e externo das empresas.
O Anuário da Justiça Direito Empresarial trata ainda do crescimento dos pedidos de recuperação judicial e de falências no país, mostra quem são os juízes e desembargadores especializados no tema em todo o Poder Judiciário e as tendências das suas decisões.
Na área concorrencial, um perfil do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), dos seus integrantes e dos negócios que têm chegado atualmente para sua análise.
Os impactos do sistema tributário, das novas relações de trabalho e das milhares de ações de consumo no mundo empresarial mereceram capítulos especiais na publicação.
A coleção Anuário da Justiça é produzida e publicada pela ConJur desde 2007. Em diferentes edições, mostra ano a ano quem são, como e quanto julgam os integrantes dos principais tribunais brasileiros.
A distribuição dirigida dos Anuários alcança as principais autoridades do Judiciário, do Legislativo, do Executivo, de embaixadas, consulados, universidades e veículos de comunicação — jornais, revistas, emissoras e portais.
As últimas edições podem ser acessadas gratuitamente no site anuario.conjur.com.br.
ANUÁRIO DA JUSTIÇA DIREITO EMPRESARIAL 2023
1ª edição
Número de Páginas: 156;
Editora: Consultor Jurídico;
Versão impressa: R$ 40, na Livraria ConJur;
Versão digital: acesse gratuitamente pelo site anuario.conjur.com.br ou pelo app Anuário da Justiça.