FalaDC registra mais de 300 atendimentos a Defesas Civis em um ano — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

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O FalaDC, canal de atendimento direto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) às Defesas Civis, recebeu mais de 300 chamadas no primeiro ano de funcionamento. Por meio dessa ferramenta, os órgãos municipais e estaduais podem fazer pedidos de manutenção da rede observacional, solicitar realocação de equipamentos e comunicar problemas de acesso aos dados e ao mapa interativo da unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  

A analista de ciência e tecnologia do Cemaden, Fernanda Aguiar, explica que o objetivo é ter um alinhamento mais eficaz das demandas. “As Defesas Civis são nossas parceiras. Os dados dos nossos equipamentos auxiliam no dia a dia do trabalho delas e nós contamos com elas para nos ajudar no cuidado dessa rede, com limpezas periódicas, informações sobre inviabilidade de instalação de equipamento ou sobre vandalismo ou avaria”, enumera.  

Agilidade aos atendimentos  

Em alguns municípios pequenos do Brasil, as Defesas Civis enfrentam dificuldades de atendimento por não ter e-mail institucional ou por utilizar o recurso com pouca frequência. Nesses casos, o efeito da implementação do FalaDC ficou mais evidente, com atendimentos mais dinâmicos. “O canal guarda todo o histórico de atendimentos e, no caso dos pequenos municípios, esse resgate se torna ainda mais importante ao considerar as frequentes trocas de pessoas dentro das Defesas Civis”, avalia a analista.   

Anteriormente, o órgão recebia os pedidos por meio do FalaBR, canal de ouvidoria do Governo do Brasil, que, apesar de ser uma grande inovação no atendimento ao cidadão, não atendia às especificidades das Defesas Civis. “Antes do FalaBR, fazíamos os atendimentos por e-mail, mas como recebemos um alto volume de demandas, tínhamos dificuldade de acompanhar quais atendimentos tinham sido encerrados ou não, assim como distribuí-los entre a equipe do Cemaden”, pontua.  

Ampliação dos serviços  

Atualmente, são cerca de 3 mil pluviômetros instalados pelo Cemaden, número que deve chegar a mais de 5 mil até o fim de 2026. O número de municípios monitorados também vai crescer, de 1.133 para mais de 2 mil.  

Para consultar o FalaDC, as Defesas Civis podem acessar diretamente o link da plataforma. Os pesquisadores e cidadãos interessados podem acessar o FalaBR, que atende exclusivamente às demandas de moradores, acadêmicos e outras instituições, por meio do site https://falabr.cgu.gov.br/web/ e escolher o Cemaden para envio da solicitação.  

Consultor Júridico

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