Mais de 900 mil alunos participam da 2ª fase da OBMEP neste sábado (19) — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

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Mais de 900 mil alunos de todo o país realizarão, neste sábado (19), a 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova começa a ser aplicada às 14h30. Os locais podem ser conferidos no site da OBMEP.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição é realizada em duas etapas. A primeira ocorreu em 4 de junho, quando 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do país participaram da prova.  

Nesta edição, 56.516 instituições participaram do desafio em 5.564 cidades de todas as regiões do país, um recorde para a Olimpíada. Como prêmio aos ganhadores, serão distribuídas 28.950 medalhas entre nacionais e estaduais, que, além de um reconhecimento e estímulo aos alunos, também abrem portas na academia. 

“Os resultados da OBMEP impactam diretamente a formação de talentos em matemática no Brasil, e muitos dos ex-participantes do programa ingressam em carreiras científicas e tecnológicas”, disse o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório.

Neste ano, serão distribuídas 8.450 medalhas estaduais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. Além dessas, ainda terão 20,5 mil medalhas estaduais e 50 mil menções honrosas. “Esta é a fase decisiva da OBMEP. É a chance de ganhar uma medalha que pode abrir as portas para a graduação dos sonhos!”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

A prova

Nesta segunda etapa, os alunos deverão responder seis questões discursivas em três horas utilizando lápis ou caneta esferográfica azul ou preta. A organização da OBMEP recomenda que os estudantes cheguem com ao menos 30 minutos de antecedência ao local de prova, apresentando um documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar).

A avaliação é destinada para alunos de 6º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio e tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática e identificar possíveis jovens talentos na área.

A Olimpíada ainda objetiva promover a melhoria na qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos possa ter acesso a material didático de qualidade. “Nós queremos que a OBMEP continue promovendo a inclusão social por meio da educação e incentivando o desenvolvimento intelectual de jovens de todas as partes do país”, afirma Vitório.

Academia

Entre as iniciativas em que o OBMEP tem influência está os vestibulares olímpicos, que inclui o primeiro curso de graduação do instituto, o IMPA Tech. No programa, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação conta com um processo seletivo que considera o desempenho em cinco competições científicas, entre elas a OBMEP.

Multimedalhista da OBMEP e aluno da graduação do IMPA, Leonardo Giboski relembra suas conquistas na olimpíada. “Atualmente moro no Rio de Janeiro e faço a graduação no IMPA Tech. O bacharelado é gratuito, disponibiliza auxílio financeiro e moradia. E tudo isso só possível graças às minhas medalhas. Participei da OBMEP desde o meu 6º ano e consegui conquistar quatro medalhas ao todo”.

Outra possibilidade é o Programa de Iniciação Científica Júnior. “As medalhas dão acesso a programas de formação e desenvolvimento em parceria com o  OBMEP. Talvez o mais tradicional deles seja o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), onde os medalhistas recebem bolsas do CNPq para acompanhar um programa de formação que preparam eles para um futuro acadêmico e profissional, mas promissor”, finaliza o coordenador-geral da OBMEP, Jorge Vitório.

No PIC, os alunos ganhadores são convidados a participar de encontros presenciais ou virtuais para ampliar os conhecimentos em Matemática e científicos, além de preparar o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os estudantes ainda recebem um auxílio de R$ 300 para participarem do programa.

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