O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou, nesta quarta-feira (18), a nomeação de seu novo diretor, o professor e pesquisador Marcelo Brito Carneiro Leão.
A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após processo eleitoral na unidade, através do Edital de processo seletivo realizado pelo comitê de busca. O professor assume o cargo no lugar da pesquisadora Giovanna Machado, que comandou a instituição entre 2020 e 2024.
Leão é pós-doutor em Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona (UB) e possui doutorado e mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ser licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Marcelo é reconhecido por sua atuação como Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC).
Sua experiência inclui cargos de liderança na UFRPE, onde atuou como reitor, vice-reitor e coordenador de diversos programas de pós-graduação. Ele também foi vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Química e Diretor do Departamento de Química.
Segundo a proposta de gestão de Marcelo, sua visão para o CETENE se concentra na eficiência e inovação como forma de promover ainda mais a pesquisa e a tecnologia no Nordeste. “Meu compromisso e único projeto será a gestão do CETENE”, afirma o professor.
Leão ainda promete não apenas dar continuidade ao que foi aplicado com sucesso, mas também implementar novas estratégias que visem o crescimento e a relevância do CETENE no cenário regional, nacional e internacional.
Com informações do CETENE