O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), realizou, na quarta-feira (18), a 1ª Reunião Ordinária dos Comitês Consultivos de Nanotecnologia e Materiais Avançados (CCNANOMAT) e de Fotônica (CCFOTO). As duas instâncias, instituídas em portaria do ministério em 2023, são de assessoramento na discussão de estratégias de atuação, de áreas prioritárias e prospecção, proposição, implementação, acompanhamento, avaliação e revisão de políticas públicas relacionadas às áreas de nanotecnologia, materiais avançados e fotônica.
Na abertura da reunião, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Daniel Almeida Filho, destacou a importância da temática de tecnologias habilitadoras, o protagonismo do MCTI no tema e a importância dos espaços de discussão com a sociedade. “As tecnologias habilitadoras, em especial as nanotecnologias, os materiais avançados e a fotônica são campos intensivos em conhecimento e catalizadores de setores econômicos como a indústria, a agricultura e as telecomunicações, entre outros. Este é um tema que o MCTI quer trilhar conjuntamente com a academia e com o setor produtivo, agregando valor econômico e social para o Brasil”, afirmou.
Durante a reunião inaugural dos comitês foram discutidos temas diversos como: o histórico de iniciativas do MCTI nos temas de nanotecnologia, materiais avançados e fotônica, principais projetos de infraestrutura nessas temáticas, aspectos regulatórios da nanotecnologia e da nanotoxicologia, além dos principais desafios atuais e para os próximos anos.
Os dois comitês consultivos vêm sendo estruturados para atender a normativos vigentes. Em 2023, o CCNANOMAT e o CCFOTO foram instituídos novamente por Portaria do MCTI e contam com a participação de representantes de diversas instituições. O MCTI, em sua missão de formulação de agenda, ações e programas, de tomada de decisão, de implementação e de avaliação de programas e políticas públicas, procura ouvir o ecossistema de CT&I – comunidade acadêmica, setor produtivo, associações e outros -, por meio dos comitês consultivos. O objetivo é a proposição de iniciativas que contribuam para o avanço científico e tecnológico do País.