Ministra Luciana Santos se reúne com empresa chinesa para tratar de parcerias em inovação e desenvolvimento tecnológico

Ministra Luciana Santos se reúne com empresa chinesa para tratar de parcerias em inovação e desenvolvimento tecnológico

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu nesta quinta-feira (9) o CEO da Huawei Brasil, Jacky Gao Kexin. A audiência teve o objetivo de fortalecer as parcerias estratégicas entre a pasta do Governo do Brasil e a empresa chinesa, com destaque para o intercâmbio de experiências internacionais em inovação e desenvolvimento tecnológico, além da avaliação de novas possibilidades de cooperação no setor.

A ministra ressaltou que o governo brasileiro tem buscado fortalecer a cooperação internacional em ciência e tecnologia, com foco em acordos que promovam aprendizado mútuo e transferência de conhecimento. “Queremos parcerias que nos permitam aprender e, ao mesmo tempo, compartilhar o que desenvolvemos, garantindo que o Brasil avance com autonomia tecnológica”, afirmou.

Luciana ressaltou que o Brasil busca consolidar projetos conjuntos em áreas estratégicas, como o setor espacial e o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial (IA). “Nós sabemos bem da disposição da China, visto algumas experiências positivas que nós temos aqui em pesquisa e desenvolvimento em conhecimento”, explicou.

O CEO da Huawei Brasil, Jacky Gao Kexin, reafirmou o interesse da empresa em colaborar com o Brasil em projetos de inteligência artificial e inovação tecnológica. “A cooperação que acabamos de esperar é, na verdade, uma resposta abrangente. Neste ponto, a Huawei tem estatísticas muito ricas, especialmente na área de litígios governamentais. Apoio totalmente isso”, disse.

Ele também destacou que a inteligência artificial é uma das áreas de maior crescimento na companhia, representando o foco da expansão global. “A IA atualmente representa menos de 10% do nosso desempenho na Huawei, mas é o setor que mais cresce porque nos últimos anos consideramos a inteligência artificial como a área mais importante em desenvolvimento”, afirmou.

Ao encerrar o encontro, Luciana reforçou a importância da parceria com o país asiático e com empresas que tenham atuação consolidada no Brasil. “Reafirmo que temos todo o interesse de trabalhar com as empresas chinesas”, concluiu a ministra.

Huawei no Brasil

A Huawei é uma das principais fornecedoras globais de infraestrutura e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A companhia soma investimentos superiores a US$ 250 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação e foi responsável pela inauguração da primeira fábrica inteligente do país, voltada para tecnologias 5G, IoT, inteligência artificial e computação em nuvem. Nos últimos dez anos, treinou mais de 40 mil profissionais no Brasil, reforçando seu compromisso com a capacitação e a inovação tecnológica.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor