MPF reforça atuação na Amazônia com posse de 20 novos membros

Tomaram posse nesta segunda-feira (26/6) os 20 membros do Ministério Público Federal (MPF) designados para atuar nos ofícios socioambientais vinculados às Câmaras de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR) e de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR).

Os ofícios administrativos foram criados pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em maio de 2022, com o objetivo de fornecer auxílio às atividades de coordenação e integração dos órgãos colegiados na região da Amazônia. A cerimônia foi realizada na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

A medida é mais um reforço ao projeto institucional de ampliar a presença do MPF na Região Amazônica. Com esse mesmo objetivo, o Conselho Superior do MPF (CSMPF) decidiu, durante sessão extraordinária realizada também nesta segunda-feira, alocar as primeiras 35 vagas a serem preenchidas pelos candidatos aprovados no 30º concurso público de procurador da República em estados da Amazônia Legal.

De acordo com a decisão do CSMPF, dos postos a serem preenchidos, 33 estão na Região Norte, um está situado na Região Centro-Oeste (Mato Grosso) e um na região Nordeste (Maranhão).

Segundo o procurador-geral, as medidas refletem o compromisso do órgão com a defesa da Floresta Amazônica, do meio ambiente equilibrado e dos povos e comunidades tradicionais, que atuam como guardiões dessa riqueza natural. Ele lembra que, além do reforço humano, houve investimento em tecnologia, aquisição de aeronaves, helicópteros, embarcações e a criação de cinco novas procuradorias militares.

“Só na nossa gestão temos 30 novos ofícios, com mais 35 novos procuradores do concurso concluído agora. Com isso, estaremos promovendo a redução da desigualdade da presença do MPF e assim também do estado brasileiro em regiões tão sensíveis”, ponderou.

Coordenação

As designações para os ofícios administrativos foram feitas de acordo com indicação e temática definidas pelos órgãos de coordenação do MPF, em áreas como combate ao desmatamento, conservação da biodiversidade e qualidade da água, mineração e combate ao garimpo ilegal, demarcação em terras indígenas, povos indígenas em isolamento voluntário e de recente contato, comunidades tradicionais, entre outras.

Pelo prazo de um ano, os procuradores empossados participarão de reuniões temáticas e audiências públicas, fornecerão apoio aos procuradores naturais em feitos judiciais e extrajudiciais, além de contribuírem na interlocução com órgãos públicos e setores da sociedade civil. Os ofícios também são responsáveis por dar suporte aos grupos de trabalho e ações coordenadas, além de outras atividades vinculadas às Câmaras. “Estamos trabalhando com a integração e o diálogo para que o bem-estar de todos se realize permanentemente. Assim faremos chegar o direito ambiental a todos os brasileiros”, afirmou o PGR.

Na solenidade, o coordenador da 4CCR, Juliano Baiocchi, destacou a criação dos ofícios nas CCRs como um importante catalisador para gerar maior efetividade à atuação do MPF na tutela socioambiental. “O reforço de dez colegas experientes, organizados por temas relevantes e estratégicos, é uma forma importantíssima de levar a administração central da PGR à execução dos seus programas com mais efetividade”, frisou o subprocurador-geral da República.

Para a coordenadora da 6CCR, Eliana Torelly, o mecanismo de funcionamento das Câmaras conforme determinado pela Lei Complementar 75/1993 é adequado. No entanto, no decorrer dos últimos 30 anos, as demandas voltadas às comunidades tradicionais e populações indígenas passaram a exigir maior concentração de esforços do MPF.

“Temos a esperança de que essa atuação trará grandes frutos para a população da Amazônia. Precisamos lembrar que nós não trabalhamos só com processos, nós trabalhamos com pessoas e demandas reprimidas. No Norte temos um campo imenso de atuação nos aguardando”, pontuou a também secretária-geral do MPF. Com informações da assessoria de imprensa do Ministério Público Federal.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor