OAB Paraná homenageia René Dotti em novo prédio da CAA-PR

A OAB Paraná homenageou o professor René Ariel Dotti ao dar seu nome ao novo prédio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), inaugurado no mês de outubro. O novo edifício tem 2.200 metros quadrados dedicados a espaços para uso compartilhado da advocacia, bem como a serviços prestados pela CAA-PR, e se localiza em frente à sede da OAB Paraná, no Ahú, bairro de Curitiba em que René Dotti nasceu e cresceu.

A advogada Rogéria Dotti, filha do jurista sócia e coordenadora dos Núcleos de Direito Civil e Processo Civil da Dotti Advogados, representou a família e o escritório durante o evento e agradeceu à OAB Paraná e à CAA-PR pela homenagem. “O gesto da Caixa de Assistência é algo para não esquecer, um modo de contar a importância da atuação de René Ariel Dotti para a advocacia paranaense. Esse gesto torna perene o seu nome na fachada de um prédio tão significativo para todos nós. Meu pai amava profundamente a advocacia e nada seria mais importante do que dar o seu próprio nome à casa dos advogados”, declarou Rogéria.

Além da atuação como jurista, Dotti foi reconhecido como um homem da cultura e das artes. O teatro foi crucial na juventude para que superasse a timidez e, ao longo de sua vida, ele sempre fomentou essa e outras expressões artísticas, tendo sido inclusive secretário de Cultura do Paraná.

Conferência de 1978

Na VII Conferência Nacional dos Advogados, em 1978, evento histórico realizado em Curitiba, Dotti foi responsável pela Tese 32, sobre a temática cultural e a relevância da liberdade de expressão artística.

A atuação dos juristas que estavam presentes no evento, marcante para o processo de redemocratização do Brasil, foi lembrada durante a 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, que ocorreu também em Curitiba, no fim de outubro. O evento, realizado pela OAB Paraná, homenageou a Conferência de 1978, que teve como marco a mobilização pela volta do direito ao Habeas Corpus e pela anistia.

A participação de Dotti naquele evento é um símbolo de sua reconhecida atuação no período a ditadura militar, quando atuou em defesa das liberdades e defendeu jornalistas, estudantes, sindicalistas, professores e outros grupos oprimidos e perseguidos pelo regime. O advogado também foi premiado diversas vezes por sua atuação jurídica, inclusive com a medalha de Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, em 2007. Ele foi ainda coautor do anteprojeto de reforma da Parte Geral do Código Penal (Lei n.º 7.209, de 11.07.1984) e do anteprojeto da Lei de Execução Penal do Brasil (Lei n.º 7.210, de 11.07.1984), além de ter escrito vários livros publicados no âmbito do Direito Penal.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor