OAB vai apresentar PL para garantir medidas protetivas a advogados

Defesa da classe

OAB vai apresentar PL para garantir medidas protetivas a advogados agredidos

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviará ao Congresso Nacional uma proposta de projeto de lei para assegurar medidas de proteção pessoal a advogadas e advogados que forem agredidos durante o exercício da profissão.

”Uma das medidas da proposta será o prazo de atuação da autoridade policial. Outras providências serão tomadas para que sejam capazes de garantir que a advogada ou advogado agredido volte rapidamente ao exercício da profissão”, disse Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB.

O projeto é motivado por um incidente vivido pela advogada Giane Bello, ex-conselheira estadual da OAB de Santa Catarina, que foi agredida em razão do exercício da profissão. Ela precisou de atendimento hospitalar depois de ser atacada em Florianópolis, na última terça-feira. A agressora foi detida no dia seguinte.

”A concessão de medidas protetivas garante a atuação do advogado agredido no exercício da profissão, buscando reduzir a angústia, aumentar a segurança, evitar reincidência da agressão e, ainda, garantir sua própria vida. Com a lei, haverá agilidade e efetividade na fixação de medidas protetivas em prol do colega agredido, servindo para ampliar a defesa das prerrogativas profissionais”, ressaltou o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 21 de outubro de 2023, 13h53

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor