O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil parabenizou nesta quinta-feira (1º/6) o advogado Cristiano Zanin pela indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. 

Cristiano Zanin foi indicado a cargo de ministro do STF

Ricardo Stuckert

A nota é assinada por Beto Simonetti, presidente da OAB, e por Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da entidade. De acordo com eles, Zanin reúne “todas as qualidades necessárias” para desempenhar a função de ministro. 

“Como advogado, ele foi alvo dos mesmos problemas que afetam grande parte das advogadas e advogados do país, como o abuso de autoridade e a violação de prerrogativas profissionais. O empenho de Zanin em defesa da lei fez com que ele e sua família também sofressem ameaças fora do ambiente de trabalho, o que motivou um ato de desagravo realizado pelo Conselho Federal da OAB”, diz a nota. 

“Cristiano Zanin se notabilizou pela defesa inabalável do Estado Democrático de Direito e dos direitos e garantias individuais, o que faz dele um dos grandes nomes da advocacia de nosso tempo, tendo sido membro de Comissão Nacional da OAB”, prossegue a nota. 

Por fim, a entidade afirmou que deseja sucesso a Zanin durante a sabatina no Senado, “com votos de que mantenha seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, com as garantias individuais e com as prerrogativas da advocacia”. 

Consultor Júridico