A advogada Dione Almeida, secretária-geral adjunta da OAB-SP, assumiu, nesta terça-feira (25/7), o exercício da Presidência da seccional, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Ela permanecerá na função até esta quarta-feira (26/7).
Em 2021, quando foi eleita pela chapa de Patricia Vanzolini, Dione se tornou a primeira mulher negra na diretoria da entidade. Agora, ela se torna a primeira mulher negra a atuar como presidente da seccional.
A presidência foi transmitida à advogada cumulativamente com os cargos de vice-presidente e secretária-geral — que, conforme o Regimento Interno da OAB-SP, vêm antes da função de secretária-geral adjunta na “fila” para substituição da presidente.
Para Dione, a presidência de uma mulher negra na maior seccional do país, ainda que em exercício, é emblemática e um “divisor de águas” na história da democracia brasileira.
“Em que pese a Constituição, ainda precisamos avançar muito na pauta de raça e de gênero enquanto sociedade democrática para que uma mulher negra possa presidir grandes bancas de advocacia, a OAB ou outros cargos do sistema de Justiça. Por isso, ser uma das diretoras da seccional paulista e presidi-la nesses dias já é um bom começo”, destacou. Com informações da assessoria de imprensa da OAB-SP.