Terms & Conditions

We have Recently updated our Terms and Conditions. Please read and accept the terms and conditions in order to access the site

Current Version: 1

Privacy Policy

We have Recently updated our Privacy Policy. Please read and accept the Privacy Policy in order to access the site

Current Version: 1

PV pede proibição de concessão florestal em áreas indígenas

O Partido Verde (PV) pediu ao Supremo Tribunal Federal que declare que a concessão de florestas públicas à iniciativa privada não pode abranger áreas tradicionalmente ocupadas por povos indígenas, remanescentes quilombolas e demais comunidades tradicionais. A relatoria do caso é do ministro Dias Toffoli.

Partido alega que lei permite interpretação nociva às comunidades tradicionaisMarcelo Camargo/Agência Brasil

Conforme a Lei 11.284/2006, a concessão deve considerar a exclusão das unidades de conservação de proteção integral; das reservas de desenvolvimento sustentável; das reservas extrativistas; das reservas de fauna; e das áreas de relevante interesse ecológico, exceto quanto a atividades expressamente admitidas no plano de manejo.

Segundo a legenda, o termo “considerar” permite uma interpretação imprecisa e vaga, que pode abranger na concessão as terras ocupadas por povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais.

A agremiação também lembrou decisão recente na qual o STJ estipulou que a concessão no estado de São Paulo não pode envolver áreas tradicionalmente ocupadas por essas populações. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

ADI 7.394

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor