A plataforma de streaming Spotify registrou seu primeiro lucro operacional anual desde seu lançamento há mais de 16 anos, após aumentar o número de assinantes pagos e reduzir custos.
As ações da empresa com sede em Estocolmo, na Suécia, fecharam em alta de 13,24% em Nova York, após a previsão de maior receita operacional para o primeiro trimestre.
A receita operacional ficou ligeiramente abaixo da previsão da empresa no quarto trimestre, em 477 milhões de euros. Isso deixou o lucro anual em 1,4 bilhão de euros, o primeiro desde que o Spotify foi lançado em 2008.
A receita anual saltou 16% para 4,2 bilhões de euros, à medida que o número de assinantes pagantes subiu em 11% para 263 milhões.
O crescimento recorde de clientes premium ajudou a aumentar a receita por usuário em 5%, para 4,85 euros em relação ao ano anterior, já que o Spotify também se beneficiou do aumento dos preços.
Os usuários ativos mensais saltaram para 675 milhões no quarto trimestre, superando a previsão de 664,9 milhões de analistas em uma pesquisa da Bloomberg. A empresa também viu crescer o número de usuários em 35 milhões no trimestre.
O primeiro lucro anual do Spotify marca a culminação de esforços para reduzir custos e melhorar a rentabilidade, incluindo demissões e aumentos de preços.
A empresa também tem se diversificado em direção a podcasts, vídeos e audiolivros, ajudando a atrair novos clientes e reduzir a dependência do streaming de música.
A empresa espera que o lucro operacional no primeiro trimestre de 2025 avance para 548 milhões de euros e que o número de usuários médios mensais atinja 678 milhões, impulsionado por um ganho de 2 milhões de assinantes premium.
“Continuaremos a fazer apostas que terão impacto a longo prazo, aumentando nossa velocidade enquanto mantemos os níveis de eficiência que alcançamos no ano passado”, disse o CEO Daniel Ek. “Estou muito animado com 2025 e me sinto muito bem sobre onde estamos, tanto como produto quanto como negócio.”
O recurso wrapped do Spotify —no qual a empresa compila uma lista das músicas mais ouvidas pelos usuários e as organiza em um resumo personalizado de fim de ano— impulsionou o crescimento de dois dígitos no engajamento dos usuários, especialmente na Europa, América do Norte e América Latina.
No ano passado, o grupo também lançou podcasts em vídeo sem interrupções para assinantes premium nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, para oferecer aos fãs “uma nova maneira de experimentar podcasts em vídeo”.
Ek disse que haveria “muitas mais versões do Spotify no futuro”, apontando para a oportunidade de diferentes níveis e produtos. A empresa também estava explorando “produtos de IA profundamente pessoais”, afirmou.
O Spotify disse: “Olhando para 2025, vemos o negócio bem posicionado para entregar mais um ano de crescimento contínuo e melhoria nas margens.”