STF e INSS discutem redução de ações sobre auxílio previdenciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu, nesta terça-feira (24/10), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, para discutir formas de redução do número das ações judiciais envolvendo benefícios previdenciários, como o auxílio-doença e outros.

Presidente do STF e do CNJ, Barroso conduz reunião com representantes do INSS

Gláucio Dettmar/Agência CNJ 

O tema representa grande volume de processos em todo o Poder Judiciário brasileiro. Por essa razão, o ministro Barroso convidou o presidente do INSS para uma primeira reunião de trabalho, da qual participou também o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.

No encontro, realizado na Presidência do CNJ, os ministros, o presidente do INSS, técnicos dos órgãos e magistrados do Conselho falaram dos diferentes aspectos da litigiosidade contra o INSS e ajustaram um conjunto de medidas que envolvem:

– obtenção precisa das estatísticas sobre os processos em andamento;

– reforço de divulgação, com auxílio de todo Poder Judiciário, de uma alternativa de realização de perícias médicas (aplicativo Atestmed);

– estudo para criação de laudo unificado de perícia, para ser usado tanto no pedido de benefício feito ao INSS quanto em eventual processo judicial;

– automação do cumprimento das decisões judiciais.

A partir desse primeiro encontro, novas reuniões temáticas serão ajustadas para dar prosseguimento às medidas discutidas. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor