STJ vai decidir sobre retroatividade de novas regras de execuções

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai decidir, em julgamento de recursos repetitivos, se as regras trazidas pela Lei 14.195/2021 para que conselhos profissionais executem dívidas judicialmente podem ser aplicadas a execuções fiscais propostas antes da sua entrada em vigor.

Ministro Mauro Campbell Marques, relator dos recursos repetitivosLucas Pricken/STJ

A controvérsia foi cadastrada como Tema 1.193 e tem como relator o ministro Mauro Campbell Marques. O colegiado determinou a suspensão de todos os processos que envolvam a questão.

A lei de 2021 alterou a Lei 12.514/2011. Até então, os conselhos profissionais não podiam executar dívidas referentes a anuidades inferiores ao quádruplo do valor cobrado anualmente da pessoa inadimplente. Agora, a vedação também vale para dívidas de outras origens, como multas por violação da ética, e somente para aquelas com valor total inferior ao quíntuplo do valor de anuidades cobrado para profissionais de nível superior. Nesses casos, a execução fiscal deve ser arquivada.

A redação original também previa que tais regras não impediam a promoção de medidas administrativas de cobrança, a aplicação de sanções por violação da ética ou a suspensão do exercício profissional. Já a nova redação cita apenas medidas administrativas de cobrança, como a notificação extrajudicial, a inclusão em cadastros de inadimplentes e o protesto de certidões de dívida ativa. 

O relator destacou que a norma mais recente alterou significativamente as hipóteses de execução das dívidas, especialmente o valor mínimo e a abrangência da regra.

Campbell Marques também destacou a existência de posições divergentes entre os tribuinais de segunda instância e o grande número de recursos sobre o tema. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

REsp 2.029.970

REsp 2.029.972

REsp 2.030.253

REsp 2.031.023

REsp 2.058.331

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor