Supremo e universidade lançam livro sobre combate à desinformação

Primeiro produto da parceria entre o Supremo Tribunal Federal e a Universidade de Brasília (UnB), o livro “Desinformação — O mal do século — Distorções, inverdades, fake news: a democracia ameaçada” foi lançado nesta quinta-feira (14/9), no seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia”.

Lançamento do livro ocorreu durante seminário sobre combate à desinformação

Divulgação/STF

A coletânea reúne 16 artigos de 31 autores. O primeiro é assinado pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, e trata das iniciativas desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário, em especial no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral, como estratégia eficiente de combate à desinformação.

O secretário-geral da Presidência do STF, Estevão Waterloo, e a chefe de gabinete da Presidência, Paula Pessoa, representaram a ministra Rosa Weber, que participava do julgamento das ações penais sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e não pôde se ausentar da sessão.

A organizadora do livro, professora Thaïs de Mendonça Jorge, da Faculdade de Comunicação da UnB, destacou a importância da parceria da instituição com o STF, juntamente com outras universidades, no programa de combate à desinformação.

Eixos temáticos

Ela explica que a obra foi dividida em três partes para facilitar o entendimento e a escolha dos artigos. A primeira parte é composta pelos artigos que falam da informação como direito fundamental do ser humano e quesito essencial dos regimes democráticos, todos de autoria de representantes do STF.

A segunda parte explora a desinformação sob o espectro da comunicação e do compromisso com a formação das novas gerações. Já a terceira trata da questão da desinformação na saúde, em especial durante a crise da Covid-19, quando várias informações erradas ou inverídicas foram disseminadas.

A ideia da elaboração de um livro partiu de vários trabalhos de pesquisas de docentes da UnB e de sua preocupação com o cenário crescente de disseminação de desinformação e com os atos de vandalismo praticados contra as instituições democráticas, em especial contra o STF. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Clique aqui para ler o livro

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor