TRF-4 revê decisão de comissão e dá vaga por cota a candidata parda

Heteroidentificação genérica

TRF-4 revê decisão de comissão e garante vaga por cota a candidata parda

Por 

Nada impede que a avaliação feita pela comissão de heteroidentificação de um concurso seja questionada com base em elementos relacionados a fenótipo, ancestralidade e contexto social.

Prédio da Faculdade de Medicina da UFRGS, em Porto AlegreGustavo Diehl/UFRGS

Assim, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), suspendeu, em liminar, a eliminação de uma candidata ao curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e determinou que a instituição de ensino lhe garanta uma vaga por cotas raciais.

A autora se inscreveu no vestibular nas vagas reservadas a candidatos pretos, pardos ou indígenas. Ela se autodeclarou parda, mas a comissão de heteroidentificação não constatou “elementos demonstrativos do fenótipo negro”. Com isso, a candidata foi eliminada.

Representada pelo advogado Gustavo Paes Oliveira, do escritório Paes Advogados, ela argumentou à Justiça que a banca examinadora apresentou negativa genérica, sem fundamentação, motivação ou justificativa objetiva.

A 1ª Vara Federal de Lajeado (RS) também não homologou a autodeclaração da autora, pois não verificou “vícios capazes de invalidar” a decisão da comissão.

Já Favreto considerou que as fotos trazidas pela candidata demonstravam “características físicas associadas à população negra”, como o tom de pele e o nariz. Ele também notou que a mãe e a avó paterna da autora são negras, com diferentes tonalidades de pele.

O desembargador ainda destacou que a candidata concluiu um curso técnico integrado ao ensino médio, no qual ingressou por meio de reserva de vagas a pessoas negras.

Clique aqui para ler a decisão

Processo 5031401-74.2023.4.04.0000

Topo da página

José Higídio é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 22 de setembro de 2023, 20h16

Consultor Júridico

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress

Entraremos em Contato

Deixe seu seu assunto para explicar melhor